Você está aqui: Página Inicial / Palavra do Presidente - setembro de 2018

Palavra do Presidente - setembro de 2018

por ASCOM CRA-AM publicado 11/09/2018 11h10, última modificação 03/10/2018 15h52
Aos Administradores e Acadêmicos – Conselhos do seu Conselho Profissional

Em 09 de setembro é comemorado o Dia do Profissional de Administração. A profissão completa 53 anos de regulamentação no Brasil e segue como o curso com o maior número de estudantes matriculados: são mais de 830 mil. É também o curso mais procurado por estudantes que ingressam no Ensino Superior por meio do Sisu e do Pró-Uni1. Mas como anda o mercado de trabalho para esses profissionais? Como orientar esses estudantes na busca de seu lugar ao sol? Como o profissional de administração pode se reinventar para continuar competitivo?

Apesar do campo vasto de atuação com mais de 32 eixos e campos conexos que possibilitam o desenvolvimento das atividades do profissional, temos que levar em consideração as grandes transformações sociais e econômicas, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Aquela ideia de que ter um curso superior ou ter uma formação qualquer que seja ela lhe garantirá um emprego, lhe garantirá um trabalho para o resto da vida é sem dúvida obsoleta. Sua formação acadêmica permitirá apenas que você coloque na prática os conhecimentos adquiridos, para desempenhar com mais sucesso suas habilidades e competências.

Vivemos um momento disruptivo em que  o empreendedorismo ganha cada vez mais força. Não são as grandes empresas que geram o maior PIB e sim o somatório das pequenas e médias empresas que mais empregam pessoas, que mais produzem e mais vendem serviços. É nesse sentido que alertamos aos atuais e futuros profissionais de Administração não se contentarem simplesmente com um emprego, mas em fazer a diferença, criar oportunidades de trabalho para si e para outros, ter espírito empreendedor.

Exemplos claros são as Startups, definidas como:  “uma empresa nova, até mesmo embrionária ou ainda em fase de constituição, que conta com projetos promissores, ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras”2. Ao criar uma Startup aqui em Manaus você pode ganhar o mundo e não simplesmente ficar restrito aquela organização, aquela corporação.

É válido lembrar ao Profissional e aos Estudantes que sua formação é contínua e deve estar além dos muros acadêmicos. Somente as teorias e experiências de sala de aula não são suficientes para torna-los aptos ao Mercado atual, uma vez que a própria regulamentação do Ministério da Educação restringe os conteúdos ministrados aos futuros profissionais que saem das Instituições de Ensino muito aquém ao que o mercado demanda.

Vivemos um contexto de revolução 4.0 ou indústria 4.0 em que cada vez mais a tecnologia substitui a mão de obra tradicional. Carros autônomos, tecnologias solares, automação de grande parte de serviços já estão a nossa disposição. Mas a academia ainda se limita a falar do modelo tradicional de indústria, os conteúdos curriculares, nos cursos de graduação de bacharéis ou tecnológicos e técnicos, contemplam apenas as teorias tradicionais de Taylor, Fayol, Ford, que são importantes, pois são  o alicerce teórico do profissional, mas precisamos estuda-las contextualizando com as novas linhas de conhecimento, trazendo outros ícones da ciência da Administração como Peter Druker, Philip Kotler, e o patrono da ciência da Administração no Brasil o adm. Belmiro Siqueira.

Hoje a Sociedade do Conhecimento deu lugar a Sociedade da Conexão, marcada pelo grande impacto das mudanças tecnológicas no dia a dia profissional. É necessário formar pessoas adaptáveis a essas mudanças, desenvolvendo suas habilidade e competências, aliando o conhecimento formal a novas práticas e a agilidade das informações.

Atento a essa necessidade de proporcionar aos Administradores e acadêmicos uma formação complementar mais atual, o Conselho Regional de Administração do Amazonas, em parceria com o Conselho Federal de Administração e as Instituições de Ensino Superior do Amazonas realizará nos dia 19 e 20 de setembro, o XVI Encontro de Administração do Amazonas. O evento reunirá no Manaus Plaza Centro de Convenções, um público de 1500 pessoas, para discutir o tema: Lucro Social: o futuro das organizações.

Em 2018 o Encontro visa uma maior interação dos participantes com as discussões propostas, com a inclusão de novas formas de debate, como mesas redondas, oficinas e Estudos de Caso, além de uma feira cultural e uma rodada de negócios sociais. Tivemos que reinventar nosso evento, transformando-o em uma experiência educacional ampla, contribuindo com a capacitação do Profissional de Administração e dos Acadêmicos de forma mais colaborativa e significativa, com a inserção de atividades práticas e científicas.

Alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, nosso compromisso é promover a ciência da administração, a valorização profissional, o desenvolvimento do país e a sustentabilidade das organizações.

Fontes:

1https://www.terra.com.br/noticias/educacao/os-cursos-mais-procurados,cf8f0774587917b8e0962f521583889eo557ss8q.html

2www.sebraemg.com.br

 

Adm. Inácio Guedes Borges

Presidente do CRA-AM

 

registrado em:
Publicações

Informativo CRA-AM

RBA 126

Boletim ADM