Você está aqui: Página Inicial / Palavra do Presidente - maio de 2018

Palavra do Presidente - maio de 2018

por rafael publicado 07/05/2018 13h45, última modificação 14/05/2018 12h55
Você sabe guardar dinheiro?

Vou repetir, você sabe guardar dinheiro? Claro gastar é muito mais fácil e agradável, mas guardar dinheiro, para algumas pessoas, é tão difícil como permanecer em uma dieta para emagrecer.

Quem se compromete em fazer dieta tem um objetivo,  perder peso para... Quem pensa em guardar dinheiro, o faz para ...  Isto precisa estar bem claro, pois as “tentações” são diárias e, se você não tiver foco, logo entrará para a estatística dos que não conseguem a independência financeira.

Perceberam o termo utilizado na última frase? “Independência financeira”. Não é um modismo, não é um conceito mercadológico, é antes de tudo uma estratégia de vida que possibilita a pessoa trabalhar por prazer e não mais por necessidade.

Os profissionais de Administração são formados para conhecer e atuar nesta área, mas para tanto é necessário estudar bastante os mercados financeiros, suas tendências e até desenvolver novos negócios, alguns conseguem a sua própria independência financeira ajudando outros a conquistar esse objetivo.

Frequentemente recebo algumas perguntas, a mais comum é: “onde investir com baixo risco e com maior retorno ?” Para esta e outras perguntas, a resposta é uma só: Depende do que você pretende fazer com o seu dinheiro investido, pois desta resposta avaliamos prazo, fundos, taxa, dentre outras variáveis. A mais recente foi “quero reformar minha casa, será que consigo? ” Minha resposta foi, como todo consultor, com outras perguntas: Quanto custa a reforma? Quanto você tem guardado? Quando pretende começar? Etc. Ou seja, para essa pessoa a motivação de guardar dinheiro era para reformar a casa.

Independente do valor que você tem para investir, o seu sonho é o que irá te motivar a fazê-lo. Carro, casa, viagem, estudos, etc, o que é importante para mim, pode não ser para você, desta forma você deve saber de onde está saindo e aonde quer chegar.

Minha dica:

A educação financeira deveria ser ensinada desde a educação infantil, pois tão importante quanto ter dinheiro é saber o que fazer com ele, e ainda, “dizer a ele, pelo menos uma vez, quem é mesmo o dono de quem”. Quer conhecer sobre investimentos, vai no https://yubb.com.br/, é de graça!

Aproveito este espaço para desejar Parabéns a todas as Mães, em especial para a minha mãe Iraci Guedes Borges.

 

Adm. Inácio Guedes Borges

Presidente do CRA-AM

registrado em:
Publicações

Informativo CRA-AM

Nova RBA

Boletim ADM - 87