Você está aqui: Página Inicial / Institucional / CRA-AM

CRA-AM

por CRA publicado 07/10/2014 15h20, última modificação 18/04/2017 12h32

 

O Conselho Regional de Administração do Amazonas - CRA-AM, é o órgão disciplinador e fiscalizador do exercício profissional do Administrador. Como uma autarquia federal, possui personalidade jurídica de direito público, com autonomia técnica, administrativa e financeira. Foi criado quando da promulgação da Lei nº 4.769 de 09/09/1965, que previa a constituição de órgãos que garantissem o cumprimento da mesma.

É uma entidade de vida própria, que se mantém sem nenhuma verba governamental, sendo sua única fonte de recursos, as anuidades e taxas de serviços pagas pelos administradores e empresas registradas. Porém, presta contas ao Tribunal de Contas da União - TCU e ao Conselho Federal de Administração - CFA.

O órgão maior dos conselhos é o CFA, que atua como controlador e fiscalizador das atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Sua sede está localizada em Brasília.

MISSÃO

Promover a difusão da ciência da Administração e a valorização do Administrador, visando a defesa da Sociedade.

OBJETIVO

Fazer cumprir a legislação que regulamenta a profissão de Administrador.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO CRA-AM

O Plenário do CRA-AM é composto por 9 (nove) Conselheiros Efetivos e 9 (nove) Conselheiros Suplentes. De acordo com a Lei nº 8.873, de 26 de abril de 1994, os Conselhos com até 12.000 (doze mil) Administradores inscritos terão 9 (nove) Conselheiros Efetivos e 9 (nove) Conselheiros Suplentes e com mais de 12.000 (doze mil) Administradores inscritos terão 13 (treze) Conselheiros Efetivos e 13 (treze) Conselheiros Suplentes.

A duração do mandato dos Conselheiros é de 4 (quatro) anos. A renovação do Plenário é de um terço e dois terços alternadamente, a cada biênio. A Diretoria é eleita pelos Conselheiros efetivos dentre os eleitos por períodos de 2 (dois) anos.

PRESIDENTE

Inácio Guedes Borges  (biênio 2017/2018)


Visite nossa sede.


localização-cra-am

 



Publicações

Rba Marc. abril