Você está aqui: Página Inicial / CFA é parceiro da IAE

CFA é parceiro da IAE

por tania viana publicado 22/02/2018 10h06, última modificação 22/02/2018 10h06
Programa "Instituição Amiga do Empreendedor" visa fomentar a qualificação e a profissionalização de micro e pequenos empresários

O Conselho Federal de Administração (CFA) faz parte do grupo interinstitucional do programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE). A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação, com a Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (Sempe), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), e conta com apoio de algumas entidades, entre elas o CFA.

O projeto visa fomentar a qualificação e a profissionalização de micro e pequenos empresários. Para isso, são capacitados alunos e professores dos cursos de Administração, de Ciências Contábeis e de tecnologia em gestão para aprimorar conhecimentos sobre empreendedorismo. O diretor de Formação Profissional da autarquia, Mauro Kreuz, elaborou o protótipo do projeto que serviu de base para o programa. "É impossível falar de empreendedorismo dissociado da Administração. Acredito que, por essa razão, o SESu/MEC, o MDIC entenderam como imprescindível a participação do CFA nesse projeto", afirmou.

A expectativa é contar com a adesão de mais de 500 instituições de Ensino Superior e capacitar mais de 100 mil empreendedores.

Como funciona - As instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC interessadas podem aderir voluntariamente ao programa. A partir daí, elas têm acesso ao material do Sebrae sobre empreendedorismo. Um dos objetivos do projeto é estabelecer um diálogo com a comunidade. Os moradores da região onde se localiza a universidade parceira também podem ter acesso ao programa Instituição Amiga do Empreendedor.

A expectativa é que tanto empreendedores quanto estudantes possam ampliar habilidade e conhecimentos de maneira a aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e a geração de riqueza. Para isso, a IAE prevê ações voltadas à geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo, de forma a promover uma elevação qualitativa dos indicadores nacionais sobre o empreendedorismo, com sua profissionalização, de forma a contribuir com a redução da mortalidade empresarial e fomentar emprego e renda para a sociedade.

A IES que aderir ao programa recebe o selo “Instituição Amiga do Empreendedor” com a marca da Sesu, Sempe e demais parceiros.

Além do CFA, compõem o grupo de trabalho o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a Fundação Getúlio Vargas (FGV), a Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (Angrad) e as instituições de ensino superior.

 

Acesse o site e confira mais detalhes http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/programa-iae/programa-iae

 

Assessoria de Comunicação CFA

registrado em:
Publicações

Informativo CRA-AM

RBA - 121

Boletim ADM