Você está aqui: Página Inicial / Dia do Profissional de Administração

Dia do Profissional de Administração

por tania viana publicado 04/09/2017 15h35, última modificação 18/10/2017 11h38
Sistema CFA/CRAs comemora 52º aniversário de regulamentação da profissão no Brasil

Quase 400 mil administradores registrados do país comemoram, no dia 9 de setembro, o dia do profissional de Administração. A profissão completará 52 anos de regulamentação no Brasil e, desde então, é uma das carreiras mais desejadas no país. Segundo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a Administração é a área com maior procura: foram 291.282 inscrições recebidas por meio do Sistema no primeiro semestre deste ano. 

E não para por aí. De acordo com dados do último Censo da Educação Superior do Ministério da Educação, por ano mais de 128 mil estudantes concluem o curso de Administração no país. A pesquisa mostra, ainda, que o Brasil tem mais de 790 mil alunos matriculados. 

Campanha – Além dos eventos comemorativos, o CFA lança campanha de valorização profissional. A proposta é mostrar que o profissional de Administração é a pessoa mais capacitada para atuar na gestão de uma empresa, seja ela pública ou privada. Com o slogan “Improviso nem sempre dá certo”, as peças da ação mostram, por meio de um discurso leve e cheio de humor, que na condução do negócio não há espaço para improvisações arriscadas e improdutivas. “A campanha fortalece a imagem dos profissionais de administração como agentes geradores de resultados melhores em qualquer tipo de atividade econômica”, ressalta o presidente do CFA. As peças da ação serão veiculadas em rádio, salas de cinema, redes sociais e sites. 

História – A profissão de Administrador foi regulamentada, no Brasil, em 9 de setembro de 1965 por meio da Lei nº 4.769. Além da regulamentação, a Lei criou, ainda, o Sistema Conselhos Federal de Regionais de Administração (CFA/CRAs). Entretanto, a ciência da Administração é muito mais antiga: no século XIX pensadores como Adam Smith e Frederick Wislow Taylor , por exemplo, já falava sobre alguns conceitos pertinentes a área como controle, maximização dos recursos, racionalização e eficiência no trabalho e redução de desperdício. Saiba mais em www.cfa.org.br.

 

Assessoria de Imprensa CFA

Publicações

RBA 119