Você está aqui: Página Inicial / CFA-GESAE é tema de Audiência Pública no Amazonas

CFA-GESAE é tema de Audiência Pública no Amazonas

por rafael publicado 25/04/2018 14h25, última modificação 22/05/2018 16h42
Audiência foi a oportunidade de apresentar às autoridades e especialistas da área de gestão, o sistema que foi desenvolvido pelo CFA.

O Conselho Regional de Administração do Amazonas em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Caama/Aleam) e o Conselho Federal de Administração realizou na terça-feira (24), no mini plenário Cônego Azevedo (ALEAM), uma Audiência Pública sobre o Sistema de Gestão Estratégica de Serviços de Água e Esgoto.

A Audiência Pública foi a oportunidade de apresentar às autoridades e especialistas da área de gestão,  o sistema – que foi desenvolvido pelo CFA – como importante ferramenta para auxiliar na avaliação da gestão do saneamento municipal sob diversos aspectos. O sistema reúne indicadores como Tarifa Média praticada, Despesa de Exploração por metro cúbico Faturado, Despesa de Pessoal por metro cúbico, Despesa de Serviços de terceiros por metro cúbico, Índice de Coleta de Esgoto, Índice de Tratamento de Esgoto e Índice de Perdas por Ligação.

O deputado estadual Luiz Castro (REDE), presidente da Comissão, afirmou que é importante conhecer a contribuição que o Sistema desenvolvido pelo CFA tem a oferecer sobre uma boa gestão do sistema de água e esgoto no Amazonas. “No nosso Estado temos muitos problemas em relação ao sistema de água e esgoto, com deficiências no abastecimento e na qualidade de água, além da garantia de sustentabilidade econômica, isto é, o sistema se manter a baixo custo”, afirmou.

Audiência Pública CFA Gesae

O superintendente do CFA, Douglas Evangelista, apresentou o sistema e explicou como a leitura dos dados se torna simplificada através do sistema. “A vantagem do sistema é justamente essa: a simplificação dos dados, porque todos esses indicadores estão disponibilizados pelo Ministério das Cidades, mas em forma de gráficos, o que facilita a visualização e interpretação dos dados, com o intuito de colaborar com os gestores para que eles possam identificar o que precisa ser melhorado na gestão do município em relação à água e esgoto”, explicou.

Ao fim da apresentação e comparação dos dados fornecidos, Evangelista afirmou que o maior problema no sistema de água e esgoto ainda é a má gestão. “Tudo é questão de gestão. O que percebemos é que os recursos existem, só não são bem administrados pelo alto custo investido para a distribuição e a falta de manutenção na rede distribuidora que gera perdas por ligação, desperdício este que em Manaus chega a 1000 litros por ligação, por exemplo”, constatou.

O Presidente do CRA-AM Adm. Inácio Guedes, em suas palavras de encerramento, agradeceu a oportunidade de apresentar o GESAE e explicar a ferramenta e destacou a importância em realizar a Audiência Pública sobre o tema: “O Sistema CFA/CRAs desenvolveu o CFA-GESAE com o intuito de auxiliar gestores e órgãos públicos no gerenciamento do Sistema de Saneamento, além de permitir a sociedade civil o acesso a dados sobre o abastecimento de água e  esgoto de sua cidade. Discutir essa ferramenta com autoridades e a sociedade é sem dúvida o caminho para tornar os processos de gestão mais transparentes. Essa audiência é o primeiro de muitos eventos que o CRA-AM fará para divulgar a ferramenta no Estado do Amazonas”.

Audiência Pública CFA Gesae

Na oportunidade, o Adm. Inácio Guedes convidou os presentes para discutir o tema “A dimensão da Gestão Pública”, no II Fórum Amazonense de Profissionais de Gestão Pública, que será realizado dia 27 de abril, no Auditório Senador João Bosco (ALEAM).

Diante das deficiências na distribuição apontadas pelo Sistema, ficou acordado ao fim da apresentação pelos presentes um convite à Agência Reguladora de Saneamento do Amazonas (Arsam) para comentar os indicadores e tratar ainda sobre o poder regulador da agência também no interior, onde o índice de saneamento ainda é menor que em Manaus.

Participaram da audiência também representantes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Associação dos Moradores do Bairro de Santa Etelvina, Serviço Amazônico de Ação , Reflexão e Educação Sócio Ambiental (Sares), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

Audiência Pública CFA Gesae

 

Matéria: Assessoria de Comunicação da ALEAM e CRA-AM

 Fotos: Assessoria da Caama / CRA-AM.

Publicações

Informativo CRA-AM

Nova RBA

Boletim ADM - 87